top of page
Omitama original

De acordo com o comentário de um  leitor no Forum Social, agora até kanbu (dirigentes, orientadores) estão querendo deixar a seita. Para ilustrar o seu comentário, o leitor anexou fotos de um omitama, que se supõe pertencer a um kanbu brasileiro.


Observando as fotos, que não mostram a frente da medalha e lendo os comentários de outros leitores, fiquei intrigada pelo fato de a medalha ostentar no verso o símbolo ou shinmon  da Sekai Mahikari Bunmei Kyôdan (SMBK) e não o o kagome shinmon(com a estrela) da Sûkyo Mahikari(SM).


Como sabemos, este é o shinmon criado originalmente por Yoshikazu Okada (Kôtama), quando fundou a SMBK. Com a morte dele, o seu sucessor, Sekiguchi, nomeado pelo próprio Yoshikazu Okada teve que processar a  Kôko Okada (Keiju, Keishu, Seishu), para ter os seus direitos de sucessão garantidos.


Como resultado do acordo judicial, Kôko e seus parceiros tiveram que deixar a SMBK e foram fundar a SM, tendo ainda que criar um outro símbolo (o kagome shinmon), bem como usar cópias do goshintai (quadro sagrado) e do omitama, pois os originais eram uma espécie de marca comercial da SMBK, só podendo ser usados por ela.


Os detalhes dessa peleja judicial poderão ser lidos na categoria Tópicos desta HP, mas o fato é que os kumitê da época foram levados a acreditar na versão da história transmitida pela Kôko e seus parceiros e muitos deles passaram a pertencer à SM, achando que estavam apenas seguindo uma nova revelação divina.


Não podendo mais usar nenhum apetrecho sagrado original e provavelmente para mostrar que estava de acordo com a nova intenção divina, os dirigentes da SM chegaram a apagar o goshinmon (original) da lapela do kimono(lilás) de Yoshikazu Okada, da foto oficial chamada goson-ei.
Dito isto, a pergunta que fica é: se o omitama da foto é de um kanbu brasileiro e os primeiros kanbu brasileiros só foram formados a partir de 1984(eu fui da primeira turma), ou seja, após o término da contenda judicial pelos idos de 82 (pelo que se supõe que a SM já havia sido fundada), por qual razão um kanbu brasileiro estaria portando um omitama com o símbolo da SMBK?


Ou o leitor apenas anexou fotos que nada têm a ver com o seu comentário?
Mas onde arranjou esse omitama original?


Esperando que o leitor possa nos esclarecer essas dúvidas no Forum, penso que seja possível  que um  kanbu estrangeiro jovem (com chances de refazer a sua vida) fique decepcionado ao ponto de querer deixar a seita, porém creio ser mais difícil um kanbu japonês fazer o mesmo, por uma questão cultural, que tem a ver com a sociedade japonesa ser verticalizada, dando-se muita importância à hierarquia, principalmente quando despendeu toda uma vida dentro da seita, restando-lhe apenas aguardar pela aposentadoria, como o leitor em questão observou.


Isto também foi observado pelo ex-kumitê japonês Ko Heibun, que não vê esperanças nos kanbu de certa idade e não cansa de alertar os jovens kumitê para fugirem da seita enquanto há tempo.

bottom of page