top of page

Sôka Gakkai

Mesmo antes de me tornar kumitê(membro da Sukyo Mahikari), a minha curiosidade sobre os movimentos sectários foi despertada quando conhecí a Seichô-no-Iê, da qual alguns familiares meus eram simpatizantes e lembro-me dos mesmos familiares comentarem sobre a Sôka Gakkai (SG), como uma seita literalmente demoníaca (provavelmente pela sua ambição materialista).

 

Leia aqui o comentário de um ex-kumitê japonês.
 
A minha omitibiki-oyá(encaminhadora), que foi a Dna Machiê Seki, contou-me que pertenceu à seita, por muitos anos e sempre fez a mesma referência, até que fui ao Japão, onde constatei a fama dessa seita, pois ninguém do meu circulo de relacionamento ou amizade falava bem dela.
 
Durante as pesquisas que realizei sobre os movimentos sectários, encontrei um site especializado na análise deles, mas mesmo esse site define a SG assim:
 
« Embora a Sôka Gakkai devesse integrar o capítulo das Novas Religiões Japonesas, devido à sua escala e o grau de heresia em relação às palavras de Gautama Buda, incomparavelmente maior do que as demais, merece uma análise à parte.


Esta seita supera os demais movimentos em malefício, sendo a sua virulência simplesmente incalculável para os leigos e associada ao partido político Komeitô, vem provocando uma tempestade de tal magnitude, que se constitui até um risco para a soberania do Japão como nação.


A Sôka Gakkai tornou-se hoje, não apenas um movimento sectário prejudicial, mas a entidade herética mais fanática e maligna do Japão»

 

Prosseguindo nas pesquisas, soube que a Sôka Gakkai (SG)era um grupo de fiéis dentro do Hokke Kô, organização religiosa de Nichiren Shoshu.

 

Entretanto, em 28 de novembro de 1991 a SG foi excomungada como organização de leigos por Nichiren Shoshu, tornando-se um grupo religioso completamente alheio ao tradicional Nichiren Shoshu.


Muito antes de ser excomungada, a crença da SG era algo completamente diferente da crença original de Nichiren Shoshu. A grande causa disso é a "crença no relacionamento distorcido entre o mestre e discípulo".


No Nichiren Shoshu esse relacionamento é o do discípulo considerar o sumo sacerdote do templo ramo como seu mestre, recebendo a sua orientação e esforçar-se na prática da fé dentro desse relacionamento é a forma prevista desde os tempos antigos.


Sendo o membro da SG um discípulo de Nichiren Shoshu, teria que pertencer ao templo, mas na realidade os seus membros acabaram por venerar Daisaku Ikeda como mestre, tornando-se uma organização em que os dirigentes orientam os que estão em baixo.


Sendo assim, a SG (hoje chamada de Nova) é uma organização que professa uma fé dupla estranha, onde «os membros fingem crer no Nichiren Daishônin, enquanto cultuam Daisaku Ikeda». Esta duplicidade resultou em um delírio, em que alguns membros chegam a declarar publicamente que «o mestre Ikeda é a reencarnação do Daishônin».

 

Não só isso. A Komeitô é um  partido político fundado pela seita, onde 90% dos seus membros são fiéis dela, com a descarada intenção de dominar o Japão, através da associação com o Uyoku (direitistas), composto, em sua maioria, pelos coreanos residentes no país.
 
A sua ligação com o yakuza (Bôryokudan ou máfia japonesa) foi confirmado pelo ex-chefão Tadamasa Gotô,do grupo Yamaguchi, responsável pelo atentado contra o diretor de cinema Juzô Itami, que «ousou» produzir e dirigir o filme «Arutai no Onna», que revela a verdadeira natureza da seita.
 
Muitos crimes são cometidos, com frequência, por esta seita, como roubo de dados de 4.600.000 usuários da SoftBank (empresa de telefonia) e da NTT Docomo, além de perseguições, pressões psicológicas e exigência de cumprimento de normas pelos membros.
 
Propalando curar doenças e proporcionar riqueza só de ingressar nela, o próprio filho do mestre Daisaku Ikeda morreu, aos 29 anos, de perfuração gástrica, enquanto a renda de seus dirigentes figura entre os mais altos do país, com uma média de 50.000.000 de yens anuais (opulência que não se vê entre os seus seguidores).
 
Existem incontáveis sites japoneses de denúncia e desmascaramento dessa seita insidiosa, onde qualquer pessoa poderá tomar conhecimento do que existe atrás dela, mas é aquela história de sempre: a carência das pessoas é tão grande, que preferem se agarrar, desesperadamente, nas promessas mais do que furadas desses mestres de araque, fechando os olhos e os ouvidos para os fatos incômodos.
 
Exatamente como acontece nas outras 20 mil e tantas seitas, entre as quais a SMBK(Sekai Mahikari Bunmei Kyodan) e SM(Sukyo Mahikari).

 

Link para o blog em português de desmascaramento da SG:

 

https://bsgideverdade.wordpress.com/nao-precisamos-da-bsgi/
 

 

bottom of page