

Aprendendo com a Sukyo Mahikari (SM)
Plágio e oportunismo de Yoshikazu Okada
O ex-kumitê Kô Heibun postou no 1º dia deste mês ( agosto/15) um artigo analítico sobre o processo pelo qual Yoshikazu Okada conseguiu se tornar guru da seita Sekai Mahikari Bunmei Kyôdan, plagiando as doutrinas e práticas existentes e se aproveitando da conturbação do período pós-guerra.
Kurosumi-kyô(1814), Tenri-kyô(1838) e Konkô-kyô(1859)
As três grandes seitas emergentes do período Bakumatsu (últimos anos do período Edo, que corresponde ao final do Shogunato Tokugawa na história do Japão, entre 1853 e 1867) são: Kurosumi-kyô(1814), Tenri-kyô(1838) e Konkô-kyô(1859).Supõe-se que Kôtama estudou estas religiões, segundo consta da pág 41 da edição comemorativa dos 50 anos da Sukyo Mahikari.
Ômoto-kyô (1892)
Considerada a pioneira dos movimentos sectários, foi fundada pela médium Deguchi Nao e sucedida pelo genro Deguchi Onisaburo. Centralizava a crença no deus Ushitora no Konjin (Kunitokotachi no Mikoto), possuindo muito poder na época. Provavelmente por contar com muitos militares entre os seus seguidores, sofreu perseguição por parte do governo (Ministério do Interior), resultando em incidentes policiais.
A seita deu origem à Seichô-no-Iê, Sekai Kyusei-kyô (Messiânica), entre outras.
Takeuchi ou Takenouchi bunken (documento antigo Takenouchi) (Templo Kôso Kôtai Jingû http://www.kousokoutaijingu.or.jp/)
Em 1928 um documento antigo chamado Takenouchi foi revelado ao público pelo sacerdote Takenouchi Kiyomaru. Segundo o documento, o imperador (Tennô)da antiguidade teria governado o mundo e que o Japão seria o hinagata (molde ou modelo espiritual) do mundo.
Takenouchi Kiyomaro Sakai Katsutoki
Com base no documento, os militares radicais teriam elaborado o conceito da Esfera de Co-prosperidade da Grande Ásia Oriental (Dai-tō-a Kyōeiken em japonês) promulgado durante o Período Showa pelo governo e militares do Império do Japão e que representava o desejo de criar um "bloco de nações asiáticas lideradas pelos japoneses e livre das potências ocidentais" (Fonte: Wikipédia), do qual teria resultado o Hakkô Ichiu (o mundo sob um mesmo teto), um slogan político japonês, que foi usado para justificar a ideologia expansionista.
Mais tarde os militares foram julgados pelo crime de blasfêmia contra o Imperador e inocentados, mas o original do documento Takenouchi foi destruído pelo fogo durante a guerra.
Nos idos de 1935, Sakai Katsutoki lançou a revista «Shinpi no Nihon (O Japão misterioso), com matérias sobre o documento antigo interpretado e a revista foi publicada durante 3 anos. Kôtama (Yoshikazu Okada) estava com 30 e poucos anos e é possível que fosse leitor da revista, pois após a guerra começou a frequentar o templo Kôso Kôtai Jingû, onde se encontra o documento, parecendo estar fascinado por ele.
Sekai Kyusei-kyô (Messiânica) (1935)
A seita foi fundada por Mokichi Okada, que era dirigente da Ômoto, aproveitando-se da confusão gerada pela perseguição religiosa sofrida por esta seita, que a deixou quase inoperante. A característica da Sekai Kyusei-kyô (Messiânica)é de passar a idéia de que a religião é algo que se destina a coletar dinheiro e seguidores.
Mokichi Okada, aplicando o Johrei Altar da Messiânica
Valoriza as obras de arte, possuindo o museu de belas-artes MOA (o museu Hikaru Kinenkan da Sukyo Mahikari é imitação dele). Apesar de terem o mesmo sobrenome, Mokichi e Yoshikazu não têm relação de parentesco.
Desconheço se a Sekai Kyusei-kyô (Messiânica) e a Sekai Kyusei-kyô Izunome têm relação, mas se parecem bastante http://www.izunome.jp/
O goshinden (altar) parece com o da Mahikari, embora o da Sekai Kyusei-kyô (Messiânica) seja original. A foto que fica ao lado do altar é do fundador Mokichi Okada.
Segunda Guerra Mundial e término da guerra (15 de agosto de 1945)
Com o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, as principais metrópoles japonesas se transformaram em cinzas. A Declaração Potsdam de rendição do Japão foi firmada e o Japão ficou sob a ocupação americana.
Este ano de 2015 corresponde ao 70º ano da data do término da guerra, sendo oportuno fazer uma revisão da vida do campeão de plágio, Kôtama Okada.
Com a promulgação da nova Constituição do Japão no dia 3 de maio de 1947, foi reconhecida a liberdade de organização religiosa, advindo uma era extremamente favorável às religiões emergentes.
Estima-se que existam atualmente 180 mil entidades religiosas no Japão, com supostos 200 milhões de seguidores (segundo declaração das próprias entidades) e só de seitas da «linha Mahikari» existem de 7 a 9.
Ingresso e excomunhão de Kôtama Okada da Sekai Kyusei-kyô (Messiânica)
Em 1947, com 47 anos, Yoshikazu Okada ingressou na Sekai Kyusei-kyô (Messiânica), tornando-se dirigente dois anos depois e vivendo do salário pago pela seita. Entretanto, em 1952, devido ao seu comportamento inadequado, foi excomungado dela. O que ele aprendeu da Sekai Kyusei-kyô (Messiânica) foram o Ohikari⇒Omitama、Johrei⇒Okiyome、agricultura natural⇒agricultura Yôkô、Tekazashi ou imposição de mão (arte Mahikari). Além deles, adquiriu diversos knowhow religiosos.
Plágio do documento Takenouchi
Do documento antigo ele plagiou as terminologias tais como Deus Su, mundo divino da 7ª dimensão, povo das 5 cores, etc. Kôtama frequentou o Templo Kôso Kôtai Jingû, em Ibaraki-ken, a fim de estudar o documento, conforme atesta o seu sacerdote-chefe da época.
Pelos idos de 1953, resolve mudar o nome para Ryûzo Okada, fazendo com que os clientes do seu negócio de imposição de mão, massagem e kikô, o chamassem de Dr. Ryûzo.
A partir de 1955 inicia-se a era de grande crescimento econômico do Japão, assim como do florescimento das religiões emergentes ou novas religiões.
Após a reconstrução do país e pela demanda da indústria bélica, com a sucessão de guerras, como da Coréia e Vietnã, a vida dos japoneses tornou-se próspera.
A população foi aumentando de ano a ano, melhorou-se a infraestrutura das cidades e nas novas casas abundavam as mais modernas aparelhagens, de lavadora automática a panelas elétricas. As donas-de-casa foram liberadas das pesadas tarefas domésticas e uma parcela desinformada dessas mulheres converteu-se em «carolas das seitas emergentes», correndo como loucas pela entidade. Não havia na época um ambiente propício para a ascenção profissional feminina.
Por outro lado, a predominância de famílias nucleares (com pais e filhos apenas, sem avós), enfraqueceu a ligação tradicional com os templos, mantida desde os antepassados, o que favoreceu ainda mais a situação das seitas emergentes.
Neste cenário favorável, Kôtama inaugura o seu negócio religioso, visando as «carolas religiosas».
Criação do LH Yôkôshi Tomo-no-kai (LH Associação de Amigos Yokoshi)
1959 Adota o nome Kôtama
1961 Muda o nome para Seigyoku
Neste ano (61)foi introduzido no país o Sistema Nacional de Seguro de Saúde, que juntamente com o avanço da tecnologia e ciência, libertou o povo japonês da preocupação pela saúde.
Assim, pode-se dizer que o sucesso da Arte Mahikari deve-se ao crescimento econômico do Japão e à introdução do Seguro de Saúde, bem como do avanço no campo da medicina. Aproveitando-se da igonorância das carolas, Kôtama convenceu-as de que tudo era proteção do Deus SU, fazendo verdadeiramente um cruzamento perfeito com a medicina, ou seja, a doença sendo tratada no hospital e o agradecimento pela proteção sendo feito na entidade.
Provavelmente ninguém nunca presenciou a arte espiritual(poder sobrenatural) de Kôtama, sendo apenas uma fabricação da entidade.
Em 1963, finalmente, foi criada a entidade religiosa Sekai Mahikari Bunmei Kyodan.
Em 1968 Kôtama adota o nome Seiô;
Em 1972 passa a se auto-nomear Sukuinushi (senhor da salvação).
Morte de Kôtama e a briga pela sucessão
Em junho de 1974 Kôtama morre vitimado pela doença. Logo depois inicia-se a peleja judicial pela sucessão entre o maior acionista Sakae Sekiguchi (dono de uma empresa de transporte) e Seishu, a amante do falecido. Entretanto, vale notar que um ex-professor da província de Yamanashi também alega ser Sukuinushi, passados apenas 4 anos do seu ingresso na entidade.
Deste modo, através de sucessivas cisões e independências hoje temos cerca de 7 a 9 entidades da linhagem Mahikari, o que prova que todos esses «Oshienushi» sabiam perfeitamenre que Kôtama não tinha nenhum dom especial e que qualquer pessoa podia fazer o que ele estava fazendo, já que vinham convivendo com ele há anos (tal qual abrir uma nova clínica ortopédica).
Amante também pode fundar uma seita!
Após a derrota na peleja judicial, Seishu (Kôko, Keiju) criou a Sukyo Mahikari.
Seishu, a amante de Kôtama, o fundador da Mahikari original, tornou-se assim Oshienushi II e Kôo, o filho do segundo amante da Seishu, tornou-se Oshienushi III, de modo que deveriamos passar a denominar a Sukyo Mahikari de Mahikari da linhagem de amantes.
Fase de declínio da seita
Adentrando a era Heisei, com a ocorrência do atentado a gás sarin no metrô de Tokyo pela seita Aum Shinri-kyô e dos escândalos e denúncias envolvendo as seitas Hô no Hana Sanpô, Life Space, etc., os movimentos sectários começaram a perder a força. Com o avanço do envelhecimento da população e redução da natalidade, com consequente redução da população, o número de seguidores das seitas começa a declinar e daqui para frente o encargo dos kumitê (seguidores) que não puderam escapar, aumentará a olhos vistos.
Daí a conclusão e advertência:
Os jovens devem fugir enquanto há tempo!



