top of page

Não precisamos de nenhuma religião


A conclusão acima é de um ex-seguidor da seita Sôka Gakkai, que assina Evil Nitinyo e que nos enviou um e-mail pelo Forum Social, convidando-nos a visitar o seu site de denúncia sobre esta ONG, segundo as palavras dele:


https://bsgideverdade.wordpress.com/nao-precisamos-da-bsgi/


O blog é bem esclarecedor e acima de tudo encorajador, mostrando como os outrora seguidores das seitas japonesas estão despertando e vindo publicamente revelar a verdade sobre elas.


Isto porque, com esse tipo de iniciativa, partindo daqueles que foram seguidores ativos e de longa data, a tarefa de informar e esclarecer não apenas os outros seguidores, como também o grande público, torna-se muito mais convincente, como sempre vim dizendo nesta HP.


Lendo o blog sobre Sôka Gakkai, é possível constatar como o modus operandi dos esquemas de pirâmide religiosa tem muito em comum, que é a centralização na figura do guru, o qual, em dado momento de sua existência, se conscientiza de sua missão espiritual e se sente na obrigação de iluminar e salvar o resto da humanidade, arrebanhando seguidores e criando um movimento ou organização, sustentada por esta base de fiéis, hipnotizados pelo carisma do guru.


Se um esquema desses, baseado únicamente na declaração de um indivíduo, vem funcionando, é devido ao temor pelo desconhecido, inerente ao ser humano e hábilmente utilizado por grupos ou indivíduos para controlar e dominar os demais, para o cumprimento de uma agenda ou para proveito próprio.


Desde que a nossa vulnerabilidade está na ignorância, resta a nós buscar, conhecer e nos inteirarmos do que existe por trás de tudo, até porque existe um outro ponto em comum, muito mais importante, quando se trata de vivenciar uma crença, que é a experiência mística, sem a qual uma crença perderia muito do fascínio que exerce sobre os crentes.


A experiência mística, como atestam inúmeros experimentos feitos até agora, resulta muito mais da vontade do crente em ver atendido o seu anseio de um milagre, o que simplesmente mostra o poder, a capacidade da mente humana, quando direcionada adequadamente.


Como venho martelando inúmeras vezes,em vez de se perder o precioso tempo e dinheiro incursionando pelas religiões, igrejas, movimentos e seitas em busca de respostas, está mais do que na hora de o ser humano voltar-se à própria potencialidade e aprimorá-la.

bottom of page