top of page

Kanbu arrogantes

 

 

Postado por Anônimo em 6/5/14.

 

Durante o rito de investidura do cargo de orientador realizado na Cerimônia Mensal de maio de 2011 (no templo mundial SUZA), o Oshienushi anunciou que «haviam indivíduos arrogantes entre os kanbu(dirigente) da entidade», que «os responsáveis pelo grande terremoto do Higashi Nihon (região leste do país) são os kanbu, a começar do Oshienushi» e que «não usaremos o ofusa (N do T:franja metálica pendente do goshinmon (distintivo) dos dirigentes de nível superior) até a vinda da civilização espiritualista», ordenando a todos os kanbu a remoção do ofusa.

 

Entretanto, como a atitude de um kanbu problemático não mudou depois desse anúncio, conclui-se que foi apenas um blefe.

 

Esse anúncio não foi publicado na revista Mahikari nem o dojô-tyô se referiu a ele na re-transmissão do ensinamento durante a cerimônia mensal do dojô, parecendo ser algo confidencial, mas como eu participei da Cerimônia Mensal no templo, pude ouví-lo diretamente da boca do Oshienushi.

 

À época, devido ao efeito do controle da mente, pensei sinceramente «O Oshienushi sabe que os kumitê estão padecendo nas mãos do kanbu ▲▲▲▲ e está fazendo isto para socorrer os kumitê, o que é extremamente gratificante.

Em vez de dispensar o kanbu problemático, continuando a utilizá-lo, mostra como o Oshienushi é verdadeiramente maravilhoso».

 

Refletindo hoje, o fato de permitir o kanbu ▲▲▲▲continuar a atuar era prova de que considerava os kumitê apenas uma fonte de dinheiro e que o kanbu ▲▲▲▲servia para amarrar os kumitê, explorando-os.

 

Penso que enquanto a insatisfação dos kumitê continuasse voltada ao kanbu ▲▲▲▲tudo estaria bem, mas para evitar que a insatisfação deles se voltasse para a entidade e começassem a denunciar através da Internet, colocando em risco a entidade, o Oshienushi resolveu fazer essa performance de remover o ofusa dos kanbu, como se dissesse «o Oshienushi está do lado dos kumitê».

 

 

Palestra por ocasião do rito de elevação do grau de omitama realizado no Yokô Kaikan de Osaka

 

Postado por Anônimo em 13-6-2014

 

No dia 12 de maio de 2014, por ocasião do rito de elevação do grau de omitama, realizado no Yokô Kaikan de Osaka, foram transmitidas palestras pelo shidô-butyô Suzuki e kanbu da sede  e muitos mahikari-tai da região de Kansai (leste do Japão) estiveram presentes.

 

As palestras abordaram a questão da dificuldade do omitibiki (encaminhamento), suas causas e orientações para solucioná-las. 

 

No panfleto da programação constava o item sobre as calúnias e críticas existentes na Internet contra a entidade, mas ninguém havia abordado o tema até que, quase no final das palestras, disseram «haviamos esquecido» e começaram a explicar.

 

Os kanbu orientaram dizendo: «Se o mi-kumitê (não kumitê) disser: «Não desejo ser kumitê porque eu descobrí, pela Internet, que a Sukyo Mahikari é uma entidade suspeita», devem responder: «Você acredita em algo como a Internet? Entre eu e algum comentário postado lá por alguém que você desconhece e de natureza duvidosa, em quem você acredita?».

 

Em seguida disseram que mesmo os kanbu se sentiam mal ao lerem as difamações contra a Mahikari e que a maior parte das postagens na Internet era mentira, um complô de outras religiões para denegrir a imagem da entidade. 

 

Tive a impressão de que os kanbu, na verdade, não queriam falar sobre a Internet e pretendiam encerrar o evento sem tocarem no assunto, mas diante do olhar de cobrança dos inúmeros mahikari-tai presentes, como se dissessem «quando é que vão falar sobre difamação e críticas?!» não puderam enganá-los e tiveram que explicar, mesmo a contragosto.

 

(Este comentário de um anônimo japonês mostra dois aspectos da seita SM, que tanto os seus dirigentes quanto os kumitê alienados teimam em não reconhecer: a dificuldade, cada vez maior, de impingir uma «mercadoria» suspeita e a contradição. 

 

Questionar abertamente a credibilidade da Internet, onde a própria seita tem uma homepage e onde o próprio comandante do mahikari-tai incentiva os seus membros a criarem blogs, para fazerem propaganda, no mínimo é risível.

 

Com essa, a audiência, composta de mahikari-tai-in, deve ter ficado pasma e boquiaberta.)

 

bottom of page