top of page

Início da conspiração

Após o anúncio da morte do fundador Kôtama Okada, no dia 23 de junho de 1974, inicia-se a fase de debate sobre a sua sucessão. Durante o velório realizado dois dias depois, Keiju (Kôko) chamou o chefe da Secretaria da Sûkyô, Sakae Sekiguchi, para a sala Oshienushi da matriz e transmitiu-lhe o testamento deixado pelo fundador, segundo o qual «o Oshienushi Segundo deveria ser o Sr. Sekiguchi».

 

Diante dessa informação o próprio indicado replicou dizendo: «devido à gravidade do assunto gostaria que o kyoku-bu katyo (algo como chefe da seção da Secretaria) da matriz ouça isto». E, assim, Keiju convocou o diretor da Secretaria, Kazumi Tomita (o conhecido Professor Tomita) e cerca de 30 kanbu superiores (kanbu da Secretaria e shidô-butyô) para uma reunião realizada às 22h e 45m do mesmo dia.

 

Diante dos kanbu reunidos Keiju declarou:

«Na manhã do dia 13 de junho, meu pai (Oshienushi I) chamou-me no Goshinzen. Ele me disse que Deus o havia repreendido na noite anterior dizendo: Muito tarde, muito tarde, não há mais tempo, Yamato-bito está atrasado! 

 

Em seguida, meu pai colocou no meu pescoço o Omitama que ele portava. Quando lhe perguntei «como devo proceder se o senhor ascender aos céus?» ele me respondeu «peça ao Sr. Sekiguchi para ser o Oshienushi Segundo» e me entregou o Omitama destinado ao Oshienushi Segundo, dizendo: «este Omitama passará para o segundo».

 

Estou com muito medo de guardar este Omitama indefinidamente, por isso quero entregá-lo logo. Por favor, entendam o que eu quero dizer. Por causa da situação crítica, estou falando a todos sem misturar nenhuma emoção pessoal.  Meu pai portava 3 Omitama. Um era para o Oshienushi Segundo, o outro era o recebido do Sr. Lamb(sic) e o terceiro era do meu pai, que estou portando agora».

 

Apesar de Keiju Okada manifestar a intenção de entregar o "Omitama do Oshienushi Segundo" ao Sr. Sekiguchi, este, devido ser tarde da noite, pediu que fosse entregue na manhã seguinte, diante do altar, na presença dos kanbu junior e senior da sede e dos shidô-buchô. 

 

Na manhã seguinte, contudo, os kanbu foram orientados para descerem do goshinzen do segundo andar, e o "Omitama do Oshienushi Segundo" foi passado de Keiju Okada para o Sr. Sekiguchi, somente na presença do diretor senior de Finanças, Arima, e do diretor Tomita, à época, da seção do Secretariado.

Acredita-se que tal mudança tenha ocorrido como resultado de uma conversa entre Keiju Okada e o diretor senior Kiyoharu Tomomori, ocorrida às 2h00 daquela manhã, na qual o Sr. Tomomori teria dito para Keiju: "De agora em diante você não deve conduzir as coisas sem me consultar ".

 

bottom of page