

Aprendendo com a Sukyo Mahikari (SM)
Fenômeno fisiológico
Post de Kô Heibun em novembro de 2015
A imagem acima, copiada da Internet, mostra a aplicação de okiyome (purificação) no ponto 8 (fronte), com o receptor à esquerda e o aplicador à direita. Há algum tempo atrás, os receptores apresentavam certas reações como movimento dos dedos, oscilação do corpo e até mesmo emissão de voz, gritando ou dizendo «estou sofrendo!», mas ultimamente é bastante raro acontecer isso. Por que será?
Na Mahikari é ensinado que este tipo de ocorrência é devido à manifestação do espírito apossado no receptor, chamando-a de furei (manifestação espiritual) ou reidô (movimentação espiritual), o que não é verdade, sendo apenas um fenômeno fisiológico.
________________________________________
Vamos fazer uma revisão. Segundo consta na página 22 da apostila do Seminário Básico (em japonês):
【hyôi (possessão espiritual)】
Os espíritos humanos ou de animais que ingressaram no mundo espiritual (morreram) e que nutrem sentimentos vingativos, de ódio ou de carência, podem se infiltrar (hyôi) no corpo físico de seres humanos ou animais , manipulando-os física e emocionalmente, provocando fenômenos infelizes e fazendo-os sofrer ou ter preocupações.
【 furei (manifestação espiritual)】
Estado de emergencia do espírito apossado, induzido pela Luz da Verdade.
【reidô (movimentação espiritual)】
Quando o espírito apossado emerge, manifesta de forma própria, graças à Luz de Deus.Movimentação dos braços e pernas, expressão facial, fala e hábitos expressam as características do espírito, quando em vida.
【reisa (investigação espiritual)】
Quando o kanbu (orientador) da Mahikari faz perguntas ao seguidor (kumitê, receptor da aplicação) durante a manifestação espiritual, este responde de acordo.
【ridatsu (afastamento do espírito)】
Chama-se ridatsu o fenômeno de afastamento do espírito possessor do corpo do apossado, para retornar ao mundo espiritual. O ridatsu pode ocorrer com facilidade ou levar tempo, dependendo do satori (despertar espiritual) alcançado pelo espírito, através da luz de Deus e do satoshi( doutrinação), desapegando-se ou quando o carma (turvamento) é purificado ou não. Se a possessão espiritual ocorreu há muito tempo, acontece uma espécie de aderência entre o espírito possessor e o corpo espiritual do apossado, dificultando a separação.
Quando o espírito deixa o corpo do apossado, a sua coloração facial, fisionomia e aparência melhoram rapidamente, com recuperação do caráter original e melhora do destino.
(o acima é ensinamento da Mahikari (alegação da entidade))
________________________________________
O que existe é um truque até simples.
◆Ao apontarmos o dedo indicador para a própria fronte podemos experimentar uma sensação semelhante ao reidô. Com os olhos abertos, aproxime a ponta do dedo cerca de 1 cm da fronte e após alguns minutos é possível sentir uma espécie de reação, dependendo do momento.
Quando eu era criança, ao fazer isso, o meu pescoço se movia e por ser divertido, tornou-se uma brincadeira preferida das crianças na época. Mesmo que não aconteça com você, poderá observar em outras pessoas, ao pedir-lhes para fazer.
◆Pela minha experiência penso que o reidô ocorre pelo estímulo externo da imposição de mão e pela auto-sugestão. O reidô observado durante o Ohoharai-sai (Cerimônia de Grande Purificação) pode ser auto-sugestão e dinâmica (psicologia) de grupo.
◆Efeito (estímulo) do raio infravermelho emanado da palma da mão. Diz-se que o corpo humano emana raio infravermelho, mas as portas que se abrem automáticamente nas lojas de conveniência também usam raio infravermelho.
◆As pessoas suscetíveis ao reidô são geralmente pessoas sugestionáveis e bondosas, mas nunca conhecí alguém cujo destino tivesse melhorado pelo afastamento do espírito possessor.
◆O seguidor de boa-fé é facilmente induzido a adentrar em um mundo suspeito.
