top of page

O caso da Anne (pseudônimo)

Anne é ex-kumitê americana, criadora do site After Mahikari (Após a Mahikari) em inglês e japonês e Mahikari Basics (O Básico da Mahikari), em inglês.

O texto abaixo consta no início do blog Mahikari Basics, que atualmente está fora de ar.


«O que acontece quando um membro de longa data da Mahikari ouve, por exemplo, algumas evidencias bastante contundentes, que desafiam severamente a credibilidade de Okada e de suas supostas revelações de Deus? Imagino que, inicialmente, a maioria dos kumite irá experimentar pelo menos um certo grau de dúvida desconfortável. Os pensamentos típicos são: "E se Okada elaborou as" revelações "? E se passei todos estes anos me sacrificando para algo que é baseado em uma mentira?" Talvez toda a "vida desperdiçada" do kumite espoque diante de seus olhos como um flash .... então, ele procura uma justificativa para explicar a evidência ou o kanbu fornece uma versão tranquilizadora...e o kumitê respira aliviado, fazendo desaparecer o desconforto da dissonância.

Alternativamente, o kumite pode prestar atenção à essas dúvidas e realmente explorar a base da sua crença na Mahikari, a história da organização, as acusações de controle da mente, etc  Se assim for, em algum momento, ele irá alcançar o ponto de libertação do  controle da mente,  onde percebe de repente que foi enganado, que desperdiçou a sua vida e que foi lamentavelmente desencaminhado. Obviamente, este momento é extremamente doloroso ... de tal modo que os membros da seita do disco voador decidem continuar confiando no seu líder, ao invés de enfrentar e superar este momento. ​

Não sei se eu consigo descrever este momento de "libertação" suficientemente bem para as pessoas que não a vivenciaram, para entender as emoções envolvidas. Para mim, houve uma enorme sensação de horror envolvida, em perceber que minhas ações, pensamentos e sentimentos não tinham sido meus próprios ... eu tinha sido transformada em um boneco com o eu verdadeiro trancafiado dentro dela. Foi como sentir a terra debaixo dos meus pés desaparecer e eu nem podia imaginar como iria poder lidar com esse sentimento de horror.

A maioria das pessoas está confiante de que nunca será arrebatada por um culto e descaradamente assume que as pessoas que são recrutadas pelas seitas são fracas ou estúpidas ou de alguma forma têm culpa de serem envolvidas por elas.  Assim, para mim, a libertação do controle da mente também compreendeu um enorme senso de vergonha e constrangimento. Como eu poderia ter sido tão estúpida ao ponto de permitir que uma seita fizesse me desperdiçar metade da minha vida! Eu me senti culpada, também, como se eu tivesse, de alguma forma, contribuído para aquele desperdício.

Hoje percebo  que milhares e milhares de pessoas, boas, fortes e inteligentes têm sido recrutadas por cultos ao longo dos anos. A culpa está nas seitas, não nas vítimas. Devo admitir, porém, que eu ainda acho difícil me despojar da sensação de que o meu envolvimento  foi  parcialmente culpa minha. (Eu me pergunto se isso é porque Mahikari nos treina para culpar-nos sempre por tudo que dá errado?) Certamente, os sentimentos dominantes no momento da libertação foram os de horror e humilhação ... os sentimentos de indignação e raiva com o que tinha sido feito em mim, vieram mais tarde.

Felizmente, a história não termina aí. No momento da liberação do controle da mente  a única coisa que se sente é  dor .... mas é claro que é também o momento em que o verdadeiro eu é posto em liberdade. Ao longo dos dias seguintes, à medida que eu gradualmente fui assimilando o choque da libertação, comecei a ver mudanças em mim completamente inesperadas.

Descobrir o "novo" eu verdadeiro  e recomeçar a experimentar a vida direta  e vividamente foi  talvez a experiencia mais emocionante da minha vida! Agora estou vivendo um momento maravilhoso e pleno ... sentindo-me forte, confiante, capaz, sociável, empática e, acima de tudo, intensamente viva.

Sinto-me altamente motivada para 'fazer algo' sobre Mahikari e seu controle da mente para o bem de todas as outras pessoas que ainda são afetadas: para as crianças que nascem dentro da Mahikari, para as pessoas como o ZT e Darcy que tiveram suas famílias divididas e  para as pessoas (como eu há muitos anos) que deixaram a Mahikari, mas ainda são afetadas negativamente pelas noções plantadas em seus cérebros pelo controle da mente da Mahikari  e para os membros de longa data e de  tempo integral que realmente desperdiçaram toda uma vida na fantasia Mahikari.

Alguns dos meus ex-amigos são hoje kanbu e têm dedicado toda a sua vida adulta (até agora!) à Mahikari. São pessoas enérgicas, inteligentes e idealistas, que poderiam ter contribuído tremendamente para a sociedade de uma maneira ou de outra, se não tivessem sido recrutadas pela Mahikari. Essas são as pessoas nas quais eu costumo pensar quando eu uso o termo "vidas desperdiçadas" .

Imaginem como essas pessoas se sentiriam  se / quando perceberem que foram enganadas! Considerem, também, as dificuldades práticas que terão de enfrentar. A maioria ficaria desempregada, velha demais para empreender uma carreira nova, com famílias para sustentar e sem poupança para contar.

Eles também sofreriam uma confusão emocional durante meses, lutando para enfrentar as conseqüências de deixar a Mahikari. Mesmo assim, eu acredito que essas pessoas têm integridade suficiente para deixarem a Mahikari e enfrentar todas as dificuldades se eles perceberem que a fantasia Mahikari não é verdade»



http://anne987.blogspot.com/
 

bottom of page